sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ROTINA DE AULA BÍBLICA PARA CRIANÇAS



Rotina, segundo o dicionário Aurélio, é a sequência de instruções ou de etapas na realização de uma tarefa ou atividade. É o desenvolvimento prático do planejamento. Reforçando-se aqui, a importância do Plano de Aula.

A Rotina proporciona à criança estabilidade e segurança no desenvolvimento das atividades. Ela facilita a organização espaço-temporal, e poupa a criança do estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Vale ressaltar que a Rotina não precisa ser rígida, ela pode ser alegre, rica em criatividade, significativa e prazerosa.

Na Escola Bíblica Infantil, o educador cristão deve prever momentos diferenciados, da chegada à despedida, que precisarão ser organizados e adequados às faixas etárias infantis, levando em consideração, as necessidades biológicas, psicológicas, sócio históricas e espirituais das crianças. Os resultados de uma rotina bem elaborada e adequada serão: crianças com sua independência e autonomia mais estruturadas, estimuladas à socialização e firmadas espiritualmente.

A Rotina deve prevê pouca espera das crianças, durante períodos como a chegada, higiene, lanche, espera dos pais no término da aula, etc. A espera pode ser evitada se a sala estiver organizada, de forma a oferecer outras atividades, nas quais a criança terá livre acesso a espaços e materiais de forma autônoma, enquanto o educador cristão atende a outras crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário