sexta-feira, 13 de maio de 2016

ENSINANDO UM VERSÍCULO BÍBLICO ÀS CRIANÇAS




(MÉTODO DA APEC – I A E A R / Adaptações TAMI)

INTRODUÇÃO – A Introdução é o conhecimento que antecede ou apresenta um conteúdo. O conteúdo do Versículo Bíblico chama-se VERDADE BÍBLICA.

 Na introdução a Verdade Bíblica deve ser apresentada de forma prática, ou seja, ela deve estar ligada diretamente à vida da criança. 

Podemos fazer a introdução do versículo de várias formas, a exemplo com pequenas histórias do cotidiano infantil; com um pequeno testemunho da vida do próprio professor relacionado à Verdade Bíblica do versículo; com o contexto do próprio versículo; com objetos; com uma rápida dramatização; com fantoches; com uma exclamação ou uma afirmação; etc.

LIGAÇÃO: Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso?

APRESENTAÇÃO – É a forma como você vai mostrar o versículo bíblico às crianças. Primeiro devemos mostrar na BÍBLIA e depois no visual.

NA BÍBLIA. Ensine as crianças a manusearem a Bíblia. Fale a elas que a Bíblia é a Palavra de Deus; que ela contém 66 livros; que esses livros se dividem em 2 partes que chamamos de Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros).  

Explique às crianças que para encontrarmos os versículos na bíblia precisamos saber qual o seu endereço, esse endereço (Bairro + Rua + Casa) nós chamamos de referência (Livro + Capítulo + Versículo).

Localizada a referência do versículo na Bíblia juntamente com as crianças, LEIA EM VOZ ALTA, pausadamente e claramente, fazendo as pontuações corretamente.

Apresenta-se assim: REFERÊNCIA + VERSÍCULO + REFERÊNCIA

NO VISUAL. Mostre o Versículo Bíblico no visual. Tome muito cuidado com o tipo, a cor e tamanho da letra do seu versículo visualizado. As ilustrações, as gravuras, as silhuetas, os desenhos utilizados na visualização devem ter relação com a VERDADE BÍBLICA contida nele.

EXPLICAÇÃO – Na explicação, faça com que as crianças conheçam os significados de palavras novas. Com as crianças que já sabem ler, você poderá fazer uso do dicionário. Elas amam investigar, pesquisar, porque são muito curiosas.

APLICAÇÃO – Nesse momento você ajudará a criança a colocar em prática a Verdade Bíblica do versículo.

À CRIANÇA NÃO SALVA. Ensine as verdades bíblicas sobre o pecado, com base bíblica, a exemplo, Romanos 3.23; Encoraje a criança a abandonar o pecado e receber a Jesus como Salvador pessoal, apropriando-se do versículo ensinado e da verdade contida nele.

À CRIANÇA SALVA. Use um pequeno testemunho pessoal sobre a verdade bíblica do versículo. Encoraje a criança a colocar o ensino em prática.

REPETIÇÃO – Use dinâmicas diferentes para ajudar as crianças a memorizarem o versículo recitando-o várias vezes, uma ou duas vezes não são suficientes. Exemplos de Dinâmicas de Memorização de Versículos Bíblicos: Recitem só as meninas, só os meninos, só quem está de óculos; recitem pulando, recitem abaixados, etc.

  


Nenhum comentário: