sábado, 4 de junho de 2016

JOGOS E DINÂMICAS BÍBLICAS



 CONCEITOS

JOGO - O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.

DINÂMICA - “força em ação” no contexto de um grupo. Dinâmicas de grupo são muitas vezes usadas para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo.


IMPORTÂNCIA

Os Jogos e as Dinâmicas Bíblicas são atividades lúdicas, que quando  utilizados no momento certo e na medida certa, tornam o ensino mais atraente, participativo, criativo e os seus efeitos são marcantes e duradouros.

 Os Jogos e as dinâmicas Bíblicas ajudam a formar emocionalmente e espiritualmente as crianças, ao passo que promovem durante a sua execução um clima de amizade e familiaridade entre os participantes do grupo.

PREPARAÇÃO

Jogos e Dinâmicas Bíblicas  bem preparadas permitirão uma aprendizagem significativa das verdades bíblicas, dando ilustrações concretas das lições, estimulando ao mesmo tempo a cooperação e o serviço;
Os materiais que serão utilizados nos jogos ou dinâmicas devem estar previamente separados e organizados para a hora da execução dos mesmos;
Focar na descoberta e fixação dos conceitos bíblicos.


APLICAÇÃO

Conhecer as necessidades do grupo, idade e número de crianças, contexto e aptidões;
Definir bem os objetivos;
Saber o momento de parar a atividade. (A competição não pode estragar a comunhão entre as crianças)
Fazer respeitar as regras
Conhecer bem a atividade para poder explicá-la claramente;
Ter todo material à mão;
Procure envolver todos os participantes do grupo, com alegria e entusiasmo;
Evite esgotamentos físicos e situações bruscas.
Produção Taty Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário