sábado, 4 de junho de 2016

ENSINANDO CÂNTICOS ÀS CRIANÇAS

  

Alegre-se Israel no seu Criador, exulte o povo de Sião no seu Rei! 
Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música
com tamborim e harpa. 
(Salmos 149:2-3)

O clímax da felicidade de Deus é o prazer que ele tem nos reflexos da sua excelência nos louvores do seu povo. (JOHN PIPER)

As musicas são um recurso riquíssimo para qualquer idade, alegra a alma das pessoas. O louvor é considerado um tipo de elogio, aprovação, ou honra. A alegria transborda espontaneamente com louvor, se tratando de crianças seu efeito é maior ainda, elas fazem isso com toda dedicação.
Louvar é uma necessidade da alma, é a maior expressão de alegria de uma pessoa. As crianças quando ensinadas com hinos de louvor a Deus elas louvam espontaneamente.

Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados, e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? " Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram: ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’? " (Mateus 21:15,16)

Jesus afirmou isso, as crianças cantam com sinceridade, elas adoram ao Senhor com todo o seu ser! Precisamos tratar o momento de Louvor como algo sério, é um momento de adoração, é honrar, é elogiar a Deus!

A musica também é uma estratégia para facilitar a aprendizagem, pois é memorizada com muita facilidade, além de despertar alegria, interesse, simpatia e tranquilidade.
Sendo assim a musica é uma ferramenta eficaz para plantar as verdades espirituais no coração das crianças, é também um recurso de liturgia, garantindo uma ordem ou sequencia que ajuda as crianças a serem guiadas para cada momento da aula bíblica ou culto infantil.

Mais existem muitos tipos de louvores e cânticos, eles devem ser utilizados seguindo uma ordem lógica para que você, a criança e todos entendam o que estão fazendo.

Através da musica as crianças são levadas a adorar a Deus, ofertar, orar, saudar visitantes, promove a socialização entre todos, e pode até levar uma criança a confessar seus pecados e receber a Jesus.

Antes de ensinar uma música você precisa aprendê-la, as palavras, a melodia.

Existem musicas com ensinos variados: crer, obedecer, ofertar, orar, amar, fidelidade, comunhão, etc. Há musicas com gestos ou não, com melodias rápidas e agitadas, lentas e tranquilas.
Para cada momento cabe um cântico adequado e para que as crianças aprendam e entendam o que estão fazendo, existem métodos como o IAEAR.

INTRODUÇÃO - Apresentação do cântico, fale sobre algo que desperte interesse na verdade espiritual do cântico.
Ex. Sabe quando alguém nos promete algo, agente pode acreditar que vai acontecer ou não. Mas Deus promete e cumpre.

APRESENTAÇÃO - Leia o visual do cântico, se não houver visual fale pausadamente as frases do cântico, cante uma vez para que elas aprendam.

EXPLICAÇÃO - O uso de visuais é importante para explicar as palavras e conceitos que a criança não conhece, se não houver visuais, mesmo assim explique.
Ex. Crer é confiar, acreditar, ter fé.

APLICAÇÃO - Mostre para as crianças como a verdade espiritual do cântico se relaciona com a vida dela, de forma que alcance as crianças salvas e não salvas.
Ex. Deus pode dá tudo que precisamos, basta acreditarmos nele ele nos atende, ouve a sua oração e pode mudar a sua situação, você que ainda não tem Deus ele pode mudar seu coração tirar todo mal e lhe dá uma vida nova.

REPETIÇÃO - A repetição é a chave para memorização da melodia, você pode fazer dinâmicas como: as crianças do lado esquerdo cantam a primeira estrofe, as crianças do lado direto a segunda, todos cantam o coro.

Ex:

CRÊ SOMENTE 

Crê somente e Deus te atenderá
Crê somente e tudo mudará
Crê somente em Deus que sempre dá
Crê somente e sempre.

Produção Dani Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário