(MÉTODO
DA APEC – I A E A R / Adaptações
TAMI)
INTRODUÇÃO – A
Introdução é o conhecimento que antecede ou apresenta um conteúdo. O conteúdo
do Versículo Bíblico chama-se VERDADE BÍBLICA.
Na introdução a Verdade Bíblica
deve ser apresentada de forma prática, ou seja, ela deve estar ligada
diretamente à vida da criança.
Podemos fazer a introdução do versículo de
várias formas, a exemplo com pequenas histórias do cotidiano infantil; com um
pequeno testemunho da vida do próprio professor relacionado à Verdade Bíblica do
versículo; com o contexto do próprio versículo; com objetos; com uma rápida
dramatização; com fantoches; com uma exclamação ou uma afirmação; etc.
LIGAÇÃO:
Vamos
ver o que a Bíblia nos diz sobre isso?
APRESENTAÇÃO – É
a forma como você vai mostrar o versículo bíblico às crianças. Primeiro devemos
mostrar na BÍBLIA e depois no visual.
NA
BÍBLIA. Ensine as crianças a manusearem a Bíblia. Fale a elas
que a Bíblia é a Palavra de Deus; que ela contém 66 livros; que esses livros se
dividem em 2 partes que chamamos de Antigo Testamento (39 livros) e Novo
Testamento (27 livros).
Explique às
crianças que para encontrarmos os versículos na bíblia precisamos saber qual o
seu endereço, esse endereço (Bairro + Rua + Casa) nós chamamos de referência
(Livro + Capítulo + Versículo).
Localizada a referência do
versículo na Bíblia juntamente com as crianças, LEIA EM VOZ ALTA, pausadamente
e claramente, fazendo as pontuações corretamente.
Apresenta-se assim: REFERÊNCIA + VERSÍCULO + REFERÊNCIA
NO
VISUAL. Mostre o Versículo Bíblico no visual. Tome muito
cuidado com o tipo, a cor e tamanho da letra do seu versículo visualizado. As
ilustrações, as gravuras, as silhuetas, os desenhos utilizados na visualização
devem ter relação com a VERDADE BÍBLICA contida nele.
EXPLICAÇÃO – Na
explicação, faça com que as crianças conheçam os significados de palavras
novas. Com as crianças que já sabem ler, você poderá fazer uso do dicionário.
Elas amam investigar, pesquisar, porque são muito curiosas.
APLICAÇÃO – Nesse
momento você ajudará a criança a colocar em prática a Verdade Bíblica do
versículo.
À
CRIANÇA NÃO SALVA. Ensine as verdades bíblicas sobre o pecado,
com base bíblica, a exemplo, Romanos 3.23; Encoraje a criança a abandonar o
pecado e receber a Jesus como Salvador pessoal, apropriando-se do versículo
ensinado e da verdade contida nele.
À
CRIANÇA SALVA. Use um pequeno testemunho pessoal sobre a
verdade bíblica do versículo. Encoraje a criança a colocar o ensino em prática.
REPETIÇÃO – Use
dinâmicas diferentes para ajudar as crianças a memorizarem o versículo
recitando-o várias vezes, uma ou duas vezes não são suficientes. Exemplos de
Dinâmicas de Memorização de Versículos Bíblicos: Recitem só as meninas, só os
meninos, só quem está de óculos; recitem pulando, recitem abaixados, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário