terça-feira, 19 de abril de 2016

MANHÃ MISSIONÁRIA INDÍGENA



DECORAÇÃO:

1. Crianças indígenas em EVA  para decorar o ambiente;
2. Letreiro "MANHÃ MISSIONÁRIA INDÍGENA" em EVA;
3. Mesa Decorada com lanches típicos (comida indígena);
4. Tenda de Tecido para as crianças do Maternal;
5. Objetos Indígenas para Exposição tipo utensílios, acessórios, roupas, pinturas, etc.

PROGRAMAÇÃO:

1. ACOLHIDA

Teatro de Fantoches - Turminha indígena  e um boneco missionário, para dar as boas vindas às crianças, abrindo a Manhã Missionária com muita alegria,  dando uma prévia às crianças do que vai acontecer durante esse período. Os bonecos também ensinarão às crianças de forma breve o que é fazer missões.

Exemplo: 

(Abiú cumprimenta às crianças) - Bom dia Crianças, meu nome é Abiú (Deus é Pai)! A Paz do Senhor! Sejam Bem Vindos à nossa Manhã Missionária Indígena. Quero apresentar a vocês os meus amiguinhos lá da Aldeia Areão...

Eu sou Anahí (aquela que tem a voz doce), e eu sou Teçá (olhos atentos).

(Abiú) - Viemos contar a vocês o que vai acontecer hoje aqui! Quem aí está curioso pra saber? Hoje conheceremos a Missão Indígena, aprenderemos músicas, ouviremos histórias, vai ter um lanche especial com comidas indígenas!!! 

(Teçá) - Obaaaaa!!  Mas o que é Missão? 

(Anahí) - eu sei, eu sei... MISSÃO  é tarefa, ação, compromisso.

(Abiú) Muito bem Anahí. 

(Teçá) -  mas se missão é tarefa, é ação, compromisso... isso quer dizer que tem que fazer alguma coisa né? mas o que tem que fazer mesmo, pra fazer missão? 

(Abiú) - Bem, Teçá...  você pode fazer missão orando pelos missionários, contribuindo com seu dinheiro ou doando roupas, calçados e alimentos aos missionários; você também pode participar, éee isso mesmo...você também pode ser um missionário. 

(Anahí) - Mas eu sou criança Abiú, como posso ser uma missionária?! 

(Abiú) - Além de orar e contribuir você pode falar de Jesus à sua família, aos seus vizinhos e amiguinhos da escola. Anahí e Teçá, vocês  podem falar de Jesus lá na Aldeia onde vocês moram. 

(Anahí e Teçá comemoram e cantam juntos) - Obaaa!!!  " posso ser um missionariozinho se falar de Cristo..."

(Abiú) - É isso aí amiguinhos, vocês também podem trabalhar para o Senhor Jesus missionando. Jesus ama as crianças e quer que um dia todas elas possam morar com Ele no Céu para sempre.

Abiú, Anahí e Teçá se despendem, Tchau crianças!!!


2. DEVOCIONAL


ORAÇÃO - (Petição) - Senhor Jesus enche nossos corações de amor, ensiná-nos a te amar a cada dia e a buscar àqueles a quem tu amas. Amém

LOUVOR: Posso ser um missionariozinho; Cristo ama as criancinhas; Aqui pertinho na esquina; As criancinhas de toda nação. (Cânticos da APEC)

PALAVRA: (Versículo para Memorizar) - Marcos 16.15 " Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura"

LOUVOR: Há indiozinhos no meio da mata... (APEC)


3. MOMENTO MISSIONÁRIO

Hoje, crianças, nós vamos conhecer algumas Missões Indígenas e Instituições que trabalham pregando o Evangelho  aos índios não só do nosso Estado mas de todo o nosso Brasil e do mundo.

São  SEDAC, APECSGM, MEIB, MEVA, ALEM e AMIDE

Falar um pouco de cada missão.

Escolhemos uma Família de Missionários para apresentar a vocês. Eles não puderam vir hoje nos visitar, mas eles nos mandaram fotos, olhem que legal!! (O ideal seria que eles estivessem presentes)

Montamos um mural missionário com várias informações da família de missionários.

No Mural Missionário tem:

1. os nomes completos deles e seus aniversários, tem também  a localidade onde nasceram;

2. fotos da família (do cotidiano deles e da missão indígena);

3. número da conta bancária para depósitos de contribuições (ofertas de amor);

(Adorar ao Senhor junto com as crianças ofertando para o mantimento do trabalho missionário)

4. endereço, telefones e email, redes sociais para contato com os missionários;

5. em destaque algumas necessidades dos missionários e pedidos de oração;

(Aproveitar esse momento para orar com as crianças pelos pedidos de oração dos missionários. Você também poderá abrir uma espécie de campanha de contribuições para ajudar a família de missionários)

6. Mapa, Bandeiras do Estado e da Cidade onde estão fixados hoje.

7. Dinheiro usado no local;

8. Comidas típicas, usos e costumes, língua falada e roupas usadas, meios de sobrevivência, etc.

Preparamos também um vídeo. O missionário não pode vir, mas gravou uma mensagem para vocês crianças falando um pouco a respeito do seu novo desafio missionário - pregar o evangelho às aldeias indígenas da localidade.

DESAFIO MISSIONÁRIO

Criar atividades em que as crianças possam colocar em prática o que aprenderam sobre missões (escrever cartas para os missionários, separar ofertas missionárias, separar momentos para orar pelos missionários, participar de evangelismos de rua, em praças, nas casas acompanhados de adultos, participar de visitas aos asilos, aos hospitais, aos orfanatos, às escolas, etc.

HISTÓRIA MISSIONÁRIA

Escolha uma história missionária, de preferência que lembre a cultura do povo do campo missionário que está apresentando às crianças. 

Sugestões de Histórias Indígenas: Os Indios Dyaks aprendem a contribuir (APEC); Envie alguém para me contar (APEC); Matador - História Verídica (APEC - Revista o Evangelista jan-fev-març 97); Jaci, o índio que se converteu (APEC) etc...

ATIVIDADE INDIVIDUAL:

As crianças poderão utilizar o CORREIO MISSIONÁRIO, preparado previamente para mandarem cartinhas e desenhos para a família de missionários.

LOUVOR: De toda tribo... (APEC)

ORAÇÃO:(Gratidão)

LANCHE TÍPICO INDÍGENA

Milho cozido
Cuzcuz de milho
Bolo de milho
Canjica
Beiju
Batata Doce
Macaxeira
Pamonha
Mingau de milho
Bolo de tapioca
Sucos Naturais 

Produção de Taty Amaral e Dayane Melônio

Nenhum comentário: