sábado, 6 de junho de 2015

FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA À LUZ DA BÍBLIA



A formação integral da criança à luz da Bíblia é a expressão da meta do desenvolvimento da criança cristã.

A Palavra de Deus nos dá o exemplo do próprio Jesus em Lucas 2.52 - "E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens". O texto bíblico mostra que Jesus cresceu de forma integral, como ser tricotômico, em corpo (Jesus crescia em...estatura); em alma (Jesus crescia em sabedoria... e graça diante dos homens) e em espírito ( Jesus crescia em... graça diante de Deus).

Uma de nossas premissas para a formação integral da criança, está claramente registrada em 1 Tessalonicenses 5.23 - "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

O nosso desejo é que as crianças não se desenvolvam de forma bipartida - num momento secular, em outro sagrado. Queremos que nossas crianças se tornem inteiros, indivíduos plenos, verdadeiros cristãos.

É possível sim, que nossas crianças sejam preparadas para ver a vida e a aprendizagem da perspectiva de Deus, ou seja, que elas tenham uma cosmovisão cristã.

Para que esse projeto de formação integral da criança à luz da Bíblia seja materializado de fato, é preciso que haja preparo espiritual do líder de crianças e um desejo enorme de entender a criança e ajudá-la a andar no caminho certo, é claro, sob o direcionamento e poder transformador do Espírito Santo de Deus.

Entender a criança é um grande desafio, visto que a esse respeito somos muito limitados. Mas, existe alguém que entende muito bem as crianças, Deus!Conforme está escrito no Salmo 139. Então se tivermos questionamentos sobre a criança, aos quais não conseguimos dar respostas, busquemos com confiança na Fonte da Sabedoria - nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário