Tema: Sem medo de ser diferente (sem medo de ser discípulo)
Referência: Mateus 16:24
Ao nascermos recebemos nosso primeiro presente de nossos pais, a nossa identidade, e Jesus nos chama nos convida e nos dar uma nova identidade, não é uma identidade qualquer, é uma identidade diferente, é uma identidade chamada “ser discípulo”. Os discípulos ainda não entendiam o que era ser discípulo (estavam em uma guerra de identidade), estavam tentando descobrir quem eles eram. Foram chamados por Jesus, tinham uma identidade, mas não sabiam que tinham uma identidade e Jesus queria ajudá-los a vencerem e a entenderem que ser discípulo era ter uma nova identidade e serem diferentes.
*Se alguém quiser vir após mim
Quando Jesus chama cada um daqueles homens para segui-lo, todos eles tinham suas falhas e medos e algumas vezes eles não conseguiam acertar mais o mestre estava ali para ensinar e ajudar a cada um deles superarem tudo isso e serem verdadeiros discípulos. (2 Coríntios 12:9-10)
Nosso mestre Jesus nos chama para um novo caminho, um novo caminhar, nos chama para sermos diferentes e isso requer de nós renúncia e disposição, deixarmos nossos sonhos, projetos e vontades para seguir nesse novo caminho sem olhar para trás, sem dúvidas, mas com certeza, com convicção de que esta sendo conduzido pelo mestre dos mestres e no melhor caminho, um caminho chamado de Eternidade.
*Negue-se a si mesmo
Jesus nos chama atenção para abrirmos mão de nossas próprias vontades, desejos, interesses e eis ai um grande segredo e um grande desafio para alcançarmos a identidade de verdadeiros discípulos. (Marcos 10:17-22)
Pare agora e análise sua vida ( 2 Coríntios 13:5) e pergunte:
O que faz eu errar?
O que faz eu fraquejar?
Qual o meu medo ao seguir Jesus?
Conseguiu responder?
Se conseguiu, parabéns! Agora vai e seja um verdadeiro discípulo e faça o que seu mestre manda você fazer, e um dos grandes segredos para isso é a espontaneidade em servir e nunca mais se entregar ao comodismo viver de forma diferente, viver para Deus.
Se você não conseguiu responder não desanime continue analisando sua vida, buscando ao Senhor e veja o que falta em você para agradar e seguir o mestre e assim você ganhara a nova identidade de verdadeiro discípulo.
*Tome sobre si a sua cruz
O que Jesus no revela nessa pequena parte do texto é que tomar a nossa cruz é elevar a vontade de Deus acima da nossa própria vontade, ou seja, priorizar Deus. (João 4:34 ; Mateus 22:37)
*Siga-me
Jesus mais uma vez nos chama a segui-lo, a acompanhá-lo
Você pode se perguntar por que Jesus insiste tanto em lhe chamar, porque para ele você é um vaso escolhido (Atos 9:15) e dentro de você a um tesouro (2 Coríntios 4:7) que o próprio Deus quer por para fora para que você seja um canal de benção para todos que te cercam e como discípulo você seja diferente e realize a vontade do Senhor.
Tenha convicção que com esses segredos que Jesus nos dá nesse versículo iremos alcançar não só nossa nova identidade de verdadeiros discípulos mais uma vida santa e agradável ao Senhor, e alem disso a nossa salvação e a dos que estão ao nosso redor conduzindo-os para a vida eterna.
Produção by Otacílio Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário