segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

AS METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA O PROFESSOR DA EBD



PARA REFLEXÃO

JESUS CRISTO O PROFESSOR PERFEITO

“Ele jamais ensinou uma lição em sala de aula... Ele não tinha ferramentas com as quais pudesse trabalhar, como quadros-negros, mapas ou gráficos... Ele não fez uso de esboços de assuntos, não mantinha registros, não dava notas e Seu único livro-texto era o antigo e gasto... Seus alunos eram o pobre, o coxo, o surdo, o cego, o rejeitado e Seu método era o mesmo com todos que vinham para ouvir e aprender...

Ele abriu olhos com fé... Ele abriu ouvidos com a verdade simples... E abriu corações com amor, um amor nato em perdão... Um homem gentil, um homem simples... Não pediu e nem recebeu honra, nenhum prêmio de honra por Sua perícia ou sabedoria... E ainda assim Ele, professor quieto dos montes da Galileia, satisfez as necessidades, preencheu as esperanças e mudou a vida de milhões de pessoas... Pois o que Ele ensinou, trouxe o Céu à Terra e revelou o coração de Deus à humanidade”
(Autor desconhecido)

JEREMIAS 9.23 E 24

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico na sua riqueza; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor”.

METODOLOGIA

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”.

O caminho que Deus quer que nós professores e alunos trilhemos é o conhecer a Ele. Deus colocou diante de nós esse caminho e deve ser prioridade. (Exôdo 33.13)
Moisés desejou ardentemente conhecer ao Senhor.

A realização é ver a glória de Deus nas nossas vidas e nas vidas dos nossos alunos. (Exôdo 33.18)

MÉTODO

Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.
Os métodos de ensino de Jesus eram muito variados. É importante observar como Ele os utilizou e como podemos utilizar os mesmos métodos em nosso próprio ensino e adaptá-los ao nosso contexto atual.

MÉTODOS DE JESUS

Problemas
Perguntas e respostas
Conversas
Discursos
Parábolas
Imagens e Recursos Visuais
Escrituras
Situações corriqueiras
Percepção
Concreto e o abstrato
Contraste
Simbologia
Aplicação
Adaptação e Flexibilidade etc...

QUALIDADES DO EDUCADOR CRISTÃO

Em todos os momentos, a vida do Senhor Jesus era a personificação do que Ele ensinava. O nosso desafio diário cristãos é viver o que pregamos e ensinamos.

Jesus conhecia muito bem a Deus, o Pai e ao homem e o que havia dentro do homem.

Jesus tinha vida correta, como pano de fundo para o seu ensino.

Jesus tinha fé e poder de Deus para operar no coração e na vida daqueles a quem ensinou.

ALVOS EM SEU ENSINO

O senhor Jesus tinha 2 alvos em seu ensino:

EVANGELISMO E ENSINO: Levar seus ouvintes a um relacionamento pessoal consigo mesmo e com o Pai Celestial (João 3.7; Lucas 9.23; Lucas 19.5);

DISCIPULADO E ACONSELHAMENTO: Ajudar aqueles que confiaram nEle a crescer em seu relacionamento (Mateus 4.18-19; Mateus 5-7; Mateus 8.23-27; Mateus 10.1; Mateus 10. 5-42)

LIVROS INDICADOS PARA PESQUISA E ESTUDO MAIS APROFUNDADO SOBRE O ASSUNTO ACIMA:








Nenhum comentário:

Postar um comentário