sexta-feira, 3 de junho de 2016

ENSINANDO SOBRE ORAÇÃO ÀS CRIANÇAS




“As crianças querem falar com Deus, e o quanto antes ensiná-las melhor. Não importa a idade da criança, ela nunca é pequena demais para aprender a orar. Nenhum adulto jamais deve subestimar o potencial das orações da criança, porque o poder das orações dela é igual ao das orações do adulto. É o poder de Deus. Se a fé é a centelha que inflama esse poder, então não há limite para o brilho da chama que arderá no coração da criança nem para o que Deus poderá fazer em resposta. Que importa se quem ora é grande ou pequeno?” 
Stormie Omartian

A criança precisa assim como os adultos, ter uma vida de dependência de Deus através da oração.
 Através dos períodos de oração realizados nos encontros com as crianças, seja na igreja (congregação) ou fora dela é que as crianças terão a oportunidade de aprender sobre oração. Podemos orar por elas, com elas e também ensiná-las alguns princípios básicos com o propósito de fazê-las reconhecer a presença de Deus em suas vidas e conscientizá-las que podem desenvolver um relacionamento íntimo com Deus.

A criança precisa ser motivada para o período de oração. Converse com as crianças explicando-as o que é orar, por que devemos orar, onde e quando devemos orar, por que pedimos “em nome de Jesus”, por que algumas vezes precisamos fechar os olhos para orar.

Ensine outros conteúdos sobre oração. Explique os tipos de oração: adoração, louvor, petição, confissão, intercessão, posse das promessas, gratidão, etc. As crianças também precisam saber que durante os períodos de oração deve haver disciplina, ou seja, atenção, silêncio e reverência.

Fale às crianças que elas podem conversar a vontade com Deus, nosso Pai do Céu, assim como conversam com seus pais, pois Deus tem prazer em ouvir e em responder as suas orações. Faça com que as crianças saibam como Deus responde as orações. As respostas de Deus são: Sim (1 João 5.14); Não (Tiago 4.3) e Espere (Salmo 37.7; Isaías 59.2). A criança precisa aprender a ser fiel na oração, ter confiança em Deus e ter prazer na vontade perfeita de Deus, para poder aceitar as respostas de Deus às suas orações.

Existem vários tipos de recursos criativos que podem ser utilizados no ensino sobre oração às crianças, a exemplo: caixas de oração, painéis, mãos da oração, caderno de pedidos de oração, etc. Ensine versículos bíblicos e cânticos sobre oração às crianças. Conte a elas testemunhos pessoais sobre o poder da oração. Mencione os fatos bíblicos sobre a oração.

O período de oração da criança deve ser curto. A oração deve ser feita com uma linguagem que as crianças compreendam e que façam sentido para elas.

Enfim, se você líder de crianças for fiel na sua vida de oração, isso se refletirá automaticamente nas crianças. Você é exemplo para elas.

Produção Taty Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário