terça-feira, 17 de maio de 2016

CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS COM ALTA AUTOESTIMA E COM BAIXA AUTOESTIMA



Crianças com alta autoestima:

Demonstram iniciativa, independência, curiosidade, confiança;
Mostram-se orgulhosas de seus trabalhos;
Confiam em suas idéias;
Estabelecem metas independentemente;
Exploram e fazem perguntas;
Iniciam suas atividades com confiança;
Adaptam-se à mudança ou à tensão;
Administram as brincadeiras e a crítica;
Toleram a frustração;
Sentem-se cômodas com as transições;
Descrevem-se em termos positivos;
Têm uma disposição alegre.

Crianças com baixa autoestima:

Não demonstram iniciativa, nem independência, nem curiosidade, nem confiança;
Não confiam em suas idéias;
Não demonstram orgulho por seus trabalhos;
Falta-lhes confiança para iniciar suas atividades;
Ficam atrás, distanciam-se, sentam-se à parte;
Têm dificuldade para relacionar-se com as mudanças e tensões;
Desistem facilmente quando estão frustradas;
Descrevem-se em termos negativos;
Demonstram um estado de ânimo depressivo.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

VERSÍCULO VISUALIZADO - ROMANOS 6.23










Proodução Clau Baldez, Dani Santos e Taty Amaral

VERSÍCULO VISUALIZADO - ÊXODO 24.7



Produção Taty Amaral, Dani Santos e Clau Baldez

VERSÍCULO VISUALIZADO - ATOS 16.31





Produção Taty Amaral e Antônia

ENSINANDO UM VERSÍCULO BÍBLICO ÀS CRIANÇAS




(MÉTODO DA APEC – I A E A R / Adaptações TAMI)

INTRODUÇÃO – A Introdução é o conhecimento que antecede ou apresenta um conteúdo. O conteúdo do Versículo Bíblico chama-se VERDADE BÍBLICA.

 Na introdução a Verdade Bíblica deve ser apresentada de forma prática, ou seja, ela deve estar ligada diretamente à vida da criança. 

Podemos fazer a introdução do versículo de várias formas, a exemplo com pequenas histórias do cotidiano infantil; com um pequeno testemunho da vida do próprio professor relacionado à Verdade Bíblica do versículo; com o contexto do próprio versículo; com objetos; com uma rápida dramatização; com fantoches; com uma exclamação ou uma afirmação; etc.

LIGAÇÃO: Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso?

APRESENTAÇÃO – É a forma como você vai mostrar o versículo bíblico às crianças. Primeiro devemos mostrar na BÍBLIA e depois no visual.

NA BÍBLIA. Ensine as crianças a manusearem a Bíblia. Fale a elas que a Bíblia é a Palavra de Deus; que ela contém 66 livros; que esses livros se dividem em 2 partes que chamamos de Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros).  

Explique às crianças que para encontrarmos os versículos na bíblia precisamos saber qual o seu endereço, esse endereço (Bairro + Rua + Casa) nós chamamos de referência (Livro + Capítulo + Versículo).

Localizada a referência do versículo na Bíblia juntamente com as crianças, LEIA EM VOZ ALTA, pausadamente e claramente, fazendo as pontuações corretamente.

Apresenta-se assim: REFERÊNCIA + VERSÍCULO + REFERÊNCIA

NO VISUAL. Mostre o Versículo Bíblico no visual. Tome muito cuidado com o tipo, a cor e tamanho da letra do seu versículo visualizado. As ilustrações, as gravuras, as silhuetas, os desenhos utilizados na visualização devem ter relação com a VERDADE BÍBLICA contida nele.

EXPLICAÇÃO – Na explicação, faça com que as crianças conheçam os significados de palavras novas. Com as crianças que já sabem ler, você poderá fazer uso do dicionário. Elas amam investigar, pesquisar, porque são muito curiosas.

APLICAÇÃO – Nesse momento você ajudará a criança a colocar em prática a Verdade Bíblica do versículo.

À CRIANÇA NÃO SALVA. Ensine as verdades bíblicas sobre o pecado, com base bíblica, a exemplo, Romanos 3.23; Encoraje a criança a abandonar o pecado e receber a Jesus como Salvador pessoal, apropriando-se do versículo ensinado e da verdade contida nele.

À CRIANÇA SALVA. Use um pequeno testemunho pessoal sobre a verdade bíblica do versículo. Encoraje a criança a colocar o ensino em prática.

REPETIÇÃO – Use dinâmicas diferentes para ajudar as crianças a memorizarem o versículo recitando-o várias vezes, uma ou duas vezes não são suficientes. Exemplos de Dinâmicas de Memorização de Versículos Bíblicos: Recitem só as meninas, só os meninos, só quem está de óculos; recitem pulando, recitem abaixados, etc.

  


terça-feira, 10 de maio de 2016

MINISTÉRIO INFANTIL É COISA SÉRIA!!




 “Quanto a estes pequeninos que crerem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para esta pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço” (Mateus 18.6)

Jesus adverte duramente nesse texto expressando o quanto ama e tem compromisso com as crianças.

Amamos as crianças e temos compromisso com elas?

 A infância é o melhor tempo para aprender sobre Deus (Provérbios 22.6), mas para que ensinemos às crianças, precisamos ser como elas.

Na visão de Cristo, ser como uma criança é crer e receber a Ele, é receber o Seu Reino (Marcos 10.15), é entregar-se a Ele com humildade, com simplicidade, sem reservas, limpo de coração, com sinceridade. É permitir-se relacionar-se com Jesus, conhecendo-o mais a cada dia, fazendo o esforço para imitá-lo.

Jesus fez um apelo aos seus seguidores dizendo assim: “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, é esse que é o mais importante”

O primeiro Reino de Deus deve ser em nossas vidas, e para que isso aconteça precisamos ser como crianças, na santidade, mas amadurecidos espiritualmente.

O nosso desafio como seguidores de Cristo (isto inclui a família, a igreja e uma sociedade verdadeiramente Cristã) é defender e preservar a infância na íntegra, ou seja, como ser espiritual, físico, intelectual, emocional e social.

Precisamos estar preparados de forma consciente e cuidadosa, nessa grande e importante missão que é alcançar as crianças, pois “Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum desses pequeninos se perca” (Mateus 18.14)

Deus abençoa a vida daqueles que entregaram suas vidas a Ele, e desejam de fato servi-lo no ministério de ensino às crianças. Deus está mais interessado na vida de quem ensina e não nos seus métodos, recursos, apresentações, etc.(Jeremias 9.23 e 24)

A Palavra de Deus nos diz em 1 Timóteo 4.16 assim: “ Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”.

É necessário que enxerguemos quem é Deus, que o conheçamos intimamente e que focalizemos nEle em todas as situações, especialmente quando aparecerem os problemas.
Devemos ter nossos corações sarados e limpos, cheios de Deus para termos condições de conduzir as crianças no caminho.

Só poderemos ensinar sobre Deus às crianças, se primeiramente conhecermos a Ele e o seu caminho. (Êxodo 33.13) O tempo todo, somos observados e imitados pelas crianças e isso nos demanda uma responsabilidade grande e decisiva, na formação e desenvolvimento das mesmas.

Produção Taty Amaral
   

domingo, 1 de maio de 2016

A CURA DE NAAMÃ



A esposa de Naamã, a pequena escrava e Naamã doente


 3 fases de Naamã (com roupa de Comandante, com roupa de banho e curado) 

Naamã e seus oficiais

O carro de Naamã

Naamã e o rei da Síria

Naamã, Eliseu e o Mensageiro de Eliseu

A casa de Eliseu

O Rio Jordão

Dois "Naamãs", o curado fica no fundo do Rio Jordão (bolso) e o doente mergulha 7 vezes, no sétimo mergulho o Naamã doente fica no fundo do rio e você puxa para fora o Naamã curado


Produção: Taty Amaral

Adquira o seu pelo contato: 98 987912360 (zap)

A ARCA DE NOÉ COM DEDOCHES

Confeccionamos a Arca de Noé com a cara do Maternal, com traços simples, sem sombras, com cores em tons de danoninho (candy colors) que eles amam, fácil de manusear e interativo. O Recurso é todo de EVA.


As peças são destacáveis, algumas com velcro



Os personagens animais e a família de Noé são dedoches fofos que as crianças podem manusear e ajudar o líder a colocar na arca.


Tem uma nuvem bem fofinha com super gotas, é só balançar em cima da arca e fazer o barulhinho da chuva, chuá, chuá, chuá...


Tem um arco-íris muito fofo e simples, que podemos segurar acima da água para ensinar às crianças sobre a aliança que Deus fez com Noé




A Arca tem pregas fundas para colocar os dedoches


Produção: Taty Amaral